Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

29 de agosto de 2007

Quadro de profissões: Coach

Um trabalho não tão divulgado no Brasil, talvez por ser recente, mas conhecido mundo a fora, e com nome internacional, Coach, até onde alguns sabem, significa treinador.
Mas se nos Estados Unidos, coachs treinam na parte de esporte, aqui no Brasil é na área pessoal e empresarial.
O profissional é especializado em gestão e acompanhamento de carreiras. O que ele faz é instruir e motivar seu cliente às melhores escolhas – sejam elas pessoais ou de empreendimento – transmitindo informações, técnicas e conhecimento para guiar àquele que recorre a sua ajuda.

Ele auxilia pessoas que estão em mudança profissional ou de vida, e traça metas para elas na realização de um projeto até que alcancem seus objetivos.
É necessário formação acadêmica em psicologia ou recursos humanos, para depois se especializar em coach. Também há alternativa de cursos, como por exemplo, na ICF (International Coach Federation), que é uma das melhores opções para se realizar o curso. É imprescindível o domínio do idioma inglês, e constante atualização curricular.
As áreas de atuação são diversas, como coaching em melhoria de desempenho, eficácia de equipe, entre outros.

O coach Rafael Santana Jolen, 23 anos, é formado pela ICI (International Association of Coaching Institutes) e pela ECA (European Coaching Association), ambos na Alemanha. Mora e trabalha em São Paulo, e possui negócio próprio para exercer sua profissão. Estuda desde 1997, mas atua como choach desde 2006.
Ele cita os pontos fortes e os fracos da profissão:

Pontos fortes
-Recompensa de ajudar outras pessoas
-Alta Remuneração
-Baixa carga horária
-Reconhecimento
-Poder ser você mesmo
-Profissão crescendo a cada dia

Pontos Fracos
-Profissão nova, muita gente ainda não conhece
-Necessita de extrema organização para dar certo
-Formação Internacional muito cara
-Profissionais na área que não tem o mesmo gabarito, e que se dizem coachs

Rafael trabalha em torno de 6 horas semanais no escritório, e mais 20 semanais em seu home office. De acordo com ele, o mercado de trabalho está excelente, pois a cada dia que passa vem ganhando mais espaço e mais reconhecimento. Hoje o mercado de Coaching já rende mais de 4 bilhões de dólares no mundo.

Mais informações: http://www.abracem.org.br/

Um comentário:

Laís Rosa disse...

Muito boa essa matéria!!! Adorei!!!