Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

31 de agosto de 2007

Arte também é profissão

Eu estava procurando uma profissão exótica, já que este é um dos nossos sub-temas, para ser o assunto da minha primeira postagem no nosso blog. E eu encontrei uma profissão chamada plastimodelismo.


O plastimodelista é o profissional que representa maquetes, fatos, objetos e até personagens usando como matéria-prima o plástico estireno.Os trabalhos feitos pelo plastimodelista podem ser considerados verdadeiras obras de arte.
Por não ser uma profissão muito conhecida muitos plastimodelistas só a usam como hobby mas aqueles que buscam realmente ter um futuro promissor na área podem divulgar seu trabalho chegando até a ser contratados por grandes empresas.

Não é necessário ter formação específica para ser um plastimodelista, as características básicas que se deve ter, além é claro do interesse pela arte, são habilidade manual, criatividade, precisão, boa noção de desenho, habilidade para esculpir, etc. Mas os profissionais da área que desejam fazer um curso para melhorar ainda mais naquilo que já tem capacidade de fazer é recomendado um curso de design que pode ser uma graduação um mesmo um curso técnico.

Algumas das principais atividades do plastimodelista são: formular objetos de estudos e pesquisas; desenvolver materiais, produtos e métodos relacionados a produção de objetos e cenas em escala dimensional muito pequena; fazer réplicas.

Mais especificamente o profissional pode fazer projetos de edifícios e ambientes em industrias de construção. Na área do design ele pode, por exemplo, projetar aviões de aeromodelismo. Existem muitas oportunidades exatamente por não ser uma profissão muito reconhecida, e por ter um mercado de trabalho muito grande.

Um comentário:

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel