Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

8 de outubro de 2007

Adeus?

Como fui eu quem fiz o post de inauguração, agora venho aqui anunciar que acabou o período que deveríamos postar no blog.

Achei a experiência válida, embora todas passamos por dificuldades, os famosos "brancos criativos", porque, todos sabem, a inspiração não escolhe dia da semana.

Tivemos brigas quanto a cor do layout, quanto aos que quiseram exceder os caracteres, sobre opiniões postadas. Uma mulher já é complicada... Dez então, quando se juntam, é um nó apertado. Mas nós soubemos desatá-lo.

Creio que o que foi mais importante sobre esse blog foi que nosso olhar sobre o mundo mudou. Começamos a reparar nestes protagonistas do cotidiano que antes nos eram invisíveis. Passamos a olhar para cima e perceber os limpadores de vidro, a olhar para o lado e perceber os garis, etc etc. Passamos a notar que tudo que existe no mundo material foi feito por alguém, foi pensado por alguém, foi as custas do suor de alguém, do tempo de alguém, do TRABALHO de alguém. Pois, se o homem é imagem e semelhança de Deus, o trabalho é a imagem e semelhança do homem. É a forma como ele se manifesta, se lança no mundo. E raramente isso é devidamente reconhecido.

Fizemos um exercício fundamental que os atores costumam fazer: saímos de nós mesmos, da nossa minúscula bolha-universo, e tentamos nos imaginar no lugar do outro. Como é ter aquela rotina tão peculiar? Ao nos colocarmos no lugar do outro, automaticamente aumentamos nossa tolerância ao diferente.

Sugiro que não abandonemos esse blog. Vamos aproveitar que não temos mais o compromisso para continuar reparando nos papéis sociais que nos rodeiam.

Obrigada leitores, obrigada meninas, obrigada colegas da Metodista.
Não deixem de continuar acompanhando esse blog. Torço realmente que ele prossiga existindo.

Nenhum comentário: