Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

2 de outubro de 2007

ASDFG...ASDFG...


Antes de ir à aula, olhei fixamente para o teclado do meu computador subestimando a tese de que ele poderia poderia ser útil para o post de hoje.

Afinal de contas, sempre tive o teclado do meu computador como uma versão aperfeiçoada das lendárias máquinas de escrever: desde sua sonorização única semelhante à ação de carimbar carbono em folhas de papel mecanicamente ajustadas até a existencia milagrosa do "delete" que diminuiu a revolta por erros de digitação.

Para quem não esqueceu ou preza pelas incansáveis máquinas de escrever, sim, existe um consolo em meio a tamanha modernidade: a figura do mecanógrafo ainda sobrevive, com algumas alterações.

Profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho desde 1963, era apenas um ofício limitado à manutenção de máquinas de escrever e calcular. Correndo o risco de ser dizimada com a chegada do computador, a carreira passou a exigir polivalência de conhecimentos eletrônicos, mais experiência e até mesmo características administrativas como planejamento de serviços.

Embora sejam muitos os editais de concursos públicos que oferecem vagas de mecanógrafo a um salário médio de R$ 680, a profissão tem no trabalho autônomo uma boa opção por conta dos muitos adeptos "irrustidos" da boa e velha Olivetti como essa ICO (MP1) estampada na foto, um dos primeiros modelos de máquina portátil.Para os mais curiosos, ela foi fabricada na Itália em 1935, com teclado alemão e teve grande vendagem na Áustria, sendo considerada um modelo nostálgico.

Mais infos sobre a profissão no Ministério do Trabalho.

Nenhum comentário: