Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

7 de outubro de 2007

Veículo de transporte vertical


Em uma cidade como São Paulo, onde existem tantos prédios, a profissão de técnico em manutenção de elevadores se torna extremamente necessária. Existem mais elevadores do que ônibus na cidade. Com dedicação e estudo é possível fazer carreira nessa área.

De acordo com o SECIESP (Sindicato das Empresas de Manutenção e Conservação de Elevadores) todo edifício é obrigado por lei a ter contrato com uma empresa de conservação e manutenção. A vistoria precisa ser realizada uma vez por mês. Apenas as empresas regulamentadas pelo Contru (Departamento de Controle do uso de Imóveis) poderão exercer as manutenções.

Não existem cursos que formem um profissional, mas um oferecido de graça pelo sindicato das empresas de manutenção dá as noções básicas para quem se interessa pela área. As empresas mais reconhecidas no ramo contratam técnicos em mecânica ou eletrônica, formados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou instituições reconhecidas pelo Mec. Todos eles passam por um treinamento.

Para exercer essa profissão coragem não é o mais importante. É obrigatório ter medo de altura, para respeitar o perigo. É necessário também ter preparo físico, pois eles ficam em posições desconfortáveis. O piso salarial de um técnico em elevadores é de R$ 740,00. Porém o mercado remunera melhor o bom profissional.

Nenhum comentário: