Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

6 de outubro de 2007

Quando você precisar, ele estará lá

Quando era mais nova participei de uma excursão da escola. O destino do passeio era um parque aquático. Nada mais animador para uma criança do que piscinas, várias delas, e água, muita água. Mas em certo momento, quando me arrisquei a descer por um toboágua, afundei e não subi mais. Quando percebi alguém me puxou e me tirou da piscina. Mas quem é essa pessoa que salvou minha vida?

Ele é o salva-vidas, mas que podemos chamar também de guarda-vidas. O segurança dos banhistas, que estão nas praias ou piscinas. Tem a função de evitar afogamentos e preservar a vida

Natação é pré-requisito para o profissional. Além de um bom preparo físico, uma boa alimentação, com: verduras, legumes, frutas e bastante liquido. O protetor solar é indispensável. Assim como aquele uniforme vermelho, inconfundível. Com direito a sunga, no caso dos homens, e maiô, para as mulheres. Pois, elas também podem atuar como guarda-vidas ou salva-vidas – os dois são usados.

O treinamento é puxado, e desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros – em São Paulo, a formação é feita pelo Curso de Formação de Soldados da Policia Militar do Estado - com duração de um ano, aproximadamente.

No curso são ministradas aulas de: prevenção e salvamento aquático, noções de primeiros socorros, técnicas básicas de recuperação de afogados e conhecimentos essenciais sobre o mar. Qualquer pessoa, desde que saiba nadar, pode fazer o curso. Há pessoas da própria corporação (bombeiros) que decidem fazer o curso, e passam a trabalhar como salva-vidas.

Interessou? Então acesse, http://www.polmil.sp.gov.br/salvamarpaulista, para mais informações.

Nenhum comentário: