Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

14 de setembro de 2007

Arquivos, papéis, documentos...


Arrumação, organização e características como essas nem sempre estão presentes em todas as pessoas, mas para um arquivista são extremamente necessárias. O arquivista é aquele profissional responsável por analisar, arquivar e organizar documentos públicos ou privados.

Esse trabalho é muito importante para que depois esses documentos possam ser encontrados e utilizados com facilidade, e também para a manutenção e preservação destes.
Pode parecer um serviço simples de ser feito, mas nem sempre é, pois dependo do número de documentos e papeis a serem arquivados, por exemplo, se o trabalho não for bem realizado pode gerar problemas maiores para aqueles que depois vão precisar deles.

Para ser exercer a profissão de arquivista é necessário fazer o curso superior em arquivologia. Além de ser uma pessoa extremamente organizada o arquivista também precisa ser detalhista, meticuloso e ter bom senso de observação e memória.
É uma profissão relativamente nova, por tanto o mercado de trabalho ainda é pequeno, porém com certeza é um mercado promissor já que é um trabalho essencial, principalmente em grandes empresas que tratam com muitos documentos diariamente. O salário pode variar entre R$1000 e R$1500.

Nenhum comentário: