Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

9 de setembro de 2007

Cultura é prioridade da profissão


A profissão de Museologia é pouco conhecida e uma boa dica para quem aprecia arte, cultura e história. Só existem três faculdades de graduação com esse curso no Brasil que se localizam nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.

O profissional dessa área recebe o nome de museólogo. A lei que regulamentou a profissão diz que cabe a ele planejar e executar serviços de identificação, classificação e cadastramento de bens culturais. Tem como dever também promover estudos e pesquisas sobre acervos de arte e fazer perícias sobre o valor histórico e a autenticidade das peças do museu.

Para organizar exposições os museólogos trabalham em conjunto com profissionais de outras áreas como artistas plásticos, historiadores, arquitetos, selecionando peças e mudando suas disposições no museu.

Eles precisam ser comunicativos, pois também realizam papel de educadores, planejando atividades e dando explicações sobre o estilo do artista que está expondo suas obras para públicos de faixa etária distintas.

Boas oportunidades de emprego aparecem em empresas interessadas em preservar sua história contratando profissionais para organizar acervos e exposições.
>Imagem: http://www.mp.usp.br/imagens/museu_paulista_vista_aErea.jpg

Nenhum comentário: