Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

26 de setembro de 2007

Os cheiros da pele



"Uma mulher sem perfume é uma mulher sem história..." (Coco Chanel).

E para termos perfumes, precisamos de um perfumista.

Profissão um tanto quanto nobre, pois um perfumista pode ganhar salários de até US$ 15 mil para criar essências que agradem o nariz sensível da clientela que gasta muito em perfume, pois a maioria deles não é nada barato.

Para se tornar um profissional, é necessário concluir o ensino médio e há cursos de Perfumaria, e Aromacologia. Eles pesquisam e testam ingredientes obtidos de reações químicas e enzimáticas, para formularem aromas e fragâncias que ninguém resiste.
Também precisa ter um nível sensorial muito alto, pois o perfumista também deve identificar falhas em aromas, e necessita ter agilidade, pois há rígidos prazos de entrega, já que a indústria de cosméticos anda em crescimento constante.

Há poucos profissionais no Brasil pois a maioria dos perfumistas são formados no exterior.
Os perfumes são geralmente feitos com misturas florais, madeiras nobres e frutas.
Um bom perfume marca não só uma pessoa, mas um momento. Não é a toa que é tão consumido hoje em dia, onde não se poupam esforços para ter o melhor e mais marcante dos perfumes.

Nenhum comentário: