Segundo o Houaiss, TRABALHO é: sm. fis. grandeza que pode ser definida como o produto da magnitude de uma força e a distância percorrida pelo ponto de aplicação da força na direção desta (τ); esforço incomum; luta, lida, faina; conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim; atividade profissional regular, remunerada ou assalariada; qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.).

25 de setembro de 2007

Metalúrgico Farejador

Não gosto de carros. Digo, não é um dos meus assuntos favoritos. No entanto por algum motivo incompreensível resolvi entrar na sessão de carros do site do MSN, página vai, página vem, acabei encontrando uma profissão um tanto estranha: cheirador de carros. Exatamente isso que você leu. Tem alguém por aí que ganha a vida cheirando carros. Sabe quando entramos num carro e de cara dizemos “o carro é novo? Porque o cheirinho é de carro recém saído da consecionária hein!” e ai se inicia uma conversa sobre as qualidades do carro novo do feliz propretário? Então, é função de alguem cheirar o carro antes dele sair para a venda.

A profissão começou por volta dos anos 80 na Europa quando consumidores se sentiram incomodados com o odor do carro e isso passou a se tornar assunto de mídia. O que os cheiradores de carro fazem são testes para analisar se o cheiro não está forte a ponto de fazer mal ao usuário causando problemas de respiração e/ou ardencia nos olhos. Eles analisam peça por peça do automóvel e com o tempo acabam guardando na memória qual cheiro pertence a qual peça e quando o odor passa do limite.

"Crio uma memória olfativa de cada uma das peças, meu cérebro sabe identificá-las quando estou dentro do carro" disse Maria de Lourdes em reportagem do MSN. Ela é a pioneira desse trabalho aqui no Brasil e para essa tarefa foi mandada até a Alemanha para um curso de especialização de 20 semanas e ao voltar passou a chefiar uma equipe de cheiradores na Volks. Parece e é uma profissão complexa. Dos 30 funcionário da Volks nessa área apenas 6 estão realmente aptos para fazer os testes. E viva o nariz!

>Fonte:

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/MSNNoticia_conteudo.vxlpub?hnid=37017

>Foto: Getty Images :

http://legacycreative.gettyimages.com/source/home/home.aspx

Nenhum comentário: